terça-feira, 18 de novembro de 2014

Está disponibilizada no Sistema Único de Saúde a vacina contra a coqueluche para grávidas

Já se encontra disponível no Sistema Único de Saúde a vacina contra a coqueluche para grávidas. 

A vacina contra a coqueluche para as grávidas busca imunizar os bebês que têm menos de seis meses de vida. 

A vacina deve ser aplicada entre a 27ª e 36ª semana de gestação ou até no máximo 20 dias antes do parto. 

A mãe, além de ficar protegida contra a coqueluche, passa anticorpos para o bebê durante a gestação. Isso garante imunidade para a criança antes que ela complete o ciclo de vacinas contra a doença. 

A coqueluche, se manifesta de maneira mais grave entre os bebês até seis meses de vida. E é por isso que é fundamental ele herdar da sua mãe a defesa enquanto o seu organismo vai sendo estimulado, através da vacinação que ele começa a receber pelo calendário a partir do segundo mês de vida, para que ele possa formar as suas próprias células de defesa, seus anticorpos. 

A coqueluche é uma doença infecciosa que pode causar complicações como a pneumonia. Após a década de 80, o número de casos da doença diminuiu em todo o mundo, mas a partir de 2011 foi verificado um aumento das notificações. 

A vacina é testada e utilizada em muitos países, em todo mundo, inclusive aqui da América Latina, que confere uma grande proteção: 97% de eficácia da coqueluche para os bebês, até porque em todo o mundo estamos observando um aumento no número de casos de coqueluche e também de óbitos nos bebês. 

Quase três milhões de grávidas devem ser vacinadas, além de cerca de 320 mil profissionais de saúde de maternidades e UTIs neonatais. 

A vacina contra a coqueluche já está disponível nos postos de saúde do SUS, que também oferecem para as grávidas vacinas a Influenza, Difteria, Tétano e Hepatite 'B'. 

Fonte: EBC Serviços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...