segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Brasil reduz mais de 40% da emissão de dióxido de carbono na atmosfera

O Brasil reduziu em mais de 40% a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, em 2012, se comparado ao que emitia no ano de 2005, conforme dados de relatório divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O dióxido de carbono é um gás que contribui para o efeito estufa, responsável pelas mudanças climáticas do planeta e um dos principais contribuintes para o resultado é a redução do desmatamento. 

Tanto que entre 2005 e 2012, a emissão de dióxido de carbono no Brasil caiu de cerca de 2 bilhões de toneladas para 1,2 bilhão de toneladas. A queda do desmatamento da Amazônia e do Cerrado é a principal responsável pela redução das emissões. Em 2005, o setor uso da terra e floresta era responsável por 58% das emissões de gases de efeito estufa no país. Em 2012, o percentual caiu para 15%. 


A diminuição dos gases do efeito estufa é um compromisso voluntário, assumido pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em 2009, na Dinamarca. O desafio para o país, agora, é investir em eficiência do uso de energia e em fontes renováveis. 

Mais informações sobre o relatório Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no endereço www.mcti.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...