sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A partir de janeiro de 2014, as contas de energia terão sistema de bandeiras tarifárias

A partir de janeiro de 2015, serão implantadas nas contas de energia, bandeiras tarifárias. São bandeiras verde, amarela e vermelha, que vão indicar se a energia vai custar mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade. 

A bandeira verde representará que há condições favoráveis para a geração de energia e a tarifa não tem aumento. 

Quando a bandeira amarela for acionada, o cenário é menos favorável e a tarifa sofre um acréscimo de R$ 1,50 para cada cem quilowatts-hora consumidos. 

E o aumento será de R$ 3 para cada cem quilowatts-hora consumidos quando a bandeira vermelha estiver valendo. É o que pode ocorrer em casos de períodos com falta de chuva, por exemplo. 


Não haverá novos custos para o consumidor. Esse custo já existe, ele já é pago pelo consumidor no final do ano tarifário. O que a agência está fazendo, com essa medida, é apenas escalonar, no tempo, o momento desse pagamento. Agora, ele vai ser pago todo mês, informado para o consumidor, e com a bandeira tarifária, se dá a oportunidade ao consumidor de poder reagir ao sinal econômico. Ciente de que a geração está mais onerosa, o consumidor terá a possibilidade de reduzir o seu consumo de luz, objetivando pagar uma conta de luz menor no final do mês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...