sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Brasil registra mais de 355 mil pessoas deficientes com carteira assinada

O Brasil possui atualmente mais de 355 mil pessoas com deficiência trabalhando com carteira assinada, sendo que entre 2012 e 2013, foram criados 27.500 empregos formais exclusivos para deficientes, um número recorde para esse segmento. 

Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais, a RAIS, do Ministério do Trabalho, divulgados esta semana. 

Além disso, as pessoas com deficiência têm prioridade nas matrículas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que promove capacitação profissional. 

Desde 2005, o Ministério do Trabalho fiscaliza o cumprimento da lei que reserva entre 2% a 5% das vagas de emprego para pessoas com deficiência, de acordo com o número de funcionários de uma empresa. 

Quando inicia um trabalho com carteira assinada, o trabalhador que tem deficiência tem o benefício de prestação continuada suspenso pelo tempo em que estiver trabalhando. Quando finalizar o vínculo empregatício, volta a receber o benefício, sem a necessidade de fazer perícia ou recadastramento. 

Já nos casos em que a pessoa com deficiência trabalha na categoria aprendizagem profissional, ela recebe o pagamento por meio de salário mínimo/hora e pode continuar a receber o benefício de prestação continuada. 

Para as pessoas com deficiência, não existe limite de idade para ser contratado na categoria aprendizagem profissional. 

Para maiores informações, basta acessar a página do Ministério do Trabalho e Emprego, no endereço portal.mte.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...