terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Usuários e profissionais da rede pública de saúde são envolvidos na luta contra o racismo

Já está no ar a primeira campanha publicitária para envolver usuários e profissionais da rede pública de saúde na luta contra o racismo. 

E o Disque Saúde 136, serviço de ligação gratuita do Sistema Único de Saúde, SUS, agora também vai poder ser acionado para denunciar casos de racismo em hospitais e unidades públicas de saúde. 

Uma campanha vai ser divulgada em todos os meios de comunicação e nas redes sociais para incentivar denúncias de casos de racismo nas unidades de saúde onde são atendidos usuários do SUS. 

Dados do sistema de saúde revelam que mulheres negras recebem menos tempo de atendimento médico do que as brancas e menos informação sobre saúde. Enquanto quase 80% das mulheres brancas foram orientadas à importância do aleitamento materno, apenas 62% das mulheres negras receberam esse tipo de informação. 

O serviço vai também informar quais são as doenças mais comuns entre a população negra. Algumas delas exigem um acompanhamento maior, como é o caso da diabetes, que afeta 34 negros, 29 pardos e 22 brancos a cada 100 mil brasileiros. Outra doença mais frequente na população negra é a anemia falciforme, diagnosticada pelo teste do pezinho, que atinge 6% dos negros no Brasil. 

A ligação para o Disque Saúde 136 é gratuita e o serviço funciona 24 horas.

Fonte: EBC Serviços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...