terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Expectativa de Vida do Brasileiro volta a subir

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, no ano passado a expectativa de vida no país subiu para 74 anos, 10 meses e 24 dias.

Um aumento de três meses e 25 dias em relação a 2012. 

Quando dividida por sexo, a pesquisa mostra que em 2013 a expectativa de vida dos homens aumentou, em média, três meses, passando para 71,3 anos. Já as mulheres chegam a 78,6 anos. 


Santa Catarina é o estado onde homens e mulheres vivem mais, cerca de 78 anos. No Espírito Santo, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul as mulheres ultrapassam a média nacional e chegam aos 80 anos. Já o estado com a menor expectativa média de vida foi o Maranhão, com 69,7 anos. Como em todas as faixas etárias, a mortalidade também caiu em 2013 entre as crianças. 

Pesquisador do IBGE - Fernando Albuquerque: A taxa de mortalidade infantil, em 2013, ficou em 15 para cada mil nascidos vivos. Em 1980, essa taxa era de 69 para cada mil nascidos vivos. Então, de forma que nesse período de 33 anos deixaram de morrer entre o nascimento e o primeiro ano de vida 54 crianças para cada mil nascidas vivas. 

Os dados sobre a expectativa de vida são usados pelo Ministério da Previdência Social para determinar o fator previdenciário, índice usado para calcular o valor das aposentadorias pagas pelo INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social.

A pesquisa completa sobre mortalidade no Brasil em 2013 pode ser acessada no site www.ibge.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...